terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Portifólio do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICS.



PORTFÓLIO DO CURSO:
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS

CURSISTA: Orvila Pacheco Martins de Sá – PROFESSORA: Renata

         A disseminação do uso de tecnologias em distintos ramos de atividades nos coloca frente a vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação, e, em especial, frente aos avanços da ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isto exige de nós, educadores, a constante busca de aprender, produzir e gerir conhecimentos e de desenvolver diferentes modos de procurar informações atualizadas, nos comunicarmos, ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Vejamos o que nos espera!

·        Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
ATIVIDADE 1.1 – Quem sou eu.
ATIVIDADE 1.2 – Reflexões.
ATIVIDADE 1.3 -  Forum.
ATIVIDADE 1.4 – Levantamento das mídias na minha escola.
ATIVIDADE 1.5 – Fichamento de um programa da TV Escola
ATIVIDADE 1.6 – Reflexão crítica.
ATIVIDADE 1.7 – Projeto retratando experiências com mídias.
ATIVIDADE 1.8 – Análise e resultado do Projeto.




·        Unidade 2: Internet hipertexto e hipermídia

ATIVIDADE 2.1 – Introdução ao tema: Internet
ATIVIDADE 2.2 – O Hipertexto
ATIVIDADE 2.3 – As linguagens da internet
ATIVIDADE 2.4 – Potfólio em Hipertexto – Um Hiper Portfólio.
ATIVIDADE 2.5 – Blogs, Wikipédia e Wikicionário: Planejamentode uma atividade com hipertexto ou internet.
ATIVIDADE 2.6 – Autoria na internet X Comunidade: Execução da atividade planejada na unidade 2.5.
ATIVIDADE 2.7 – Avaliação e apresentação: Registro digital da experiência.
ATIVIDADE 2.8 – Montar um pôster ou Slide com os registros da atividade 2.5 para apresentar para a turma do curso.
ATIVIDADE 2.9.a – Vagando pela wikipédia
ATIVIDADE 2.9.b – Vagando pela Wikicionário.
·        Unidade 3 – Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais

ATIVIDADE 3.1 – Fórum – Contextualizando a mudança: da teoria à prática.
ATIVIDADE 3.2 – Diário de Bordo –Reflexão: auto-avaliação da prática.
ATIVIDADE 3.3 –  Blog - Pesquisar sites relacionados a Educação Infantil.
ATIVIDADE 3.4 – Biblioteca - Relatar os sites relacionados à Educação Infantil e o que possuem de interessante.
ATIVIDADE 3.5 – Blog e Fórum - Planejamento de uma aula.
ATIVIDADE 3.6 – Blog e Fórum - Escolha de um vídeo para a aula. Usar hiperlink
ATIVIDADE 3.7 – Blog e Fórum  - Acrescentar fotos da aula dada.
ATIVIDADE 3.8 – Blog e Fórum  - Criar uma apresentação eletrônica.
ATIVIDADE 3.9 – Biblioteca - Pontos positivos e negativos do curso, do cursista  e sugestões.
ATIVIDADE 3.10 – Expor para os colegas de curso a apresentação eletrônica criada.
ATIVIDADE 3.11 – Fotos da turma.

·       Unidade 4 – Currículo, Projetos e Tecnologias.
·        ATIVIDADE 4.1 – Dividir a turma em 2 grupos onde, através de discussão oral, o grupo A irá salientar as “mudanças na forma do aluno aprender” e o grupo B “ as “mudanças nas estratégias de ensino.
·        ATIVIDADE 4.2 – O grupo irá postar no Fórum a síntese do que foi levantado e cada componente irá comentar o grupo oposto.
·        ATIVIDADE 4.3  Relatar as contribuições que a tecnologia te oferececomo professor.
·        ATIVIDADE 4.4 – Cada grupo de 3 pessoas irá discutir as experiências no uso das tecnologias integradas ao currículo, sintetizar e postar na Biblioteca.
·        ATIVIDADE 4.5 - Elaborar um plano de aula usando Hagaquê ou Stripcretor e postar na Biblioteca.
·        ATIVIDADE 4.6 – Pesquisar “O que é currículo”.
·        Atividade 4.7 – Postar sua pesquisa na Biblioteca.
·        ATIVIDADE 4.8 -  Fazer um relato, sintetizando suas experiências no portal do professor, Wikipédia, Hagaquê, produtos hipermídia, blogs e outros e colocar no Fórum, indicando o endereço do blog criado por você aluno.
·        Blog: http//orvila.blogspot.com: A Educação Infantil na Net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário